MERCADO FINANCEIRO Ações da Vale sobem 3% após tombo



g1
B3.jpg

O principal indicador da bolsa brasileira, a B3, opera em alta nesta terça-feira (29), após ter fechado em queda de mais de 2% na véspera, com as ações da Vale sendo negociadas em alta ao redor de 3%.
Às 15h25, o Ibovespa subia 0,65%, aos 96.062 pontos. Veja mais cotações.
Perto do mesmo horário, as ações da Vale subiam 2,82% e as da Petrobras avançavam acima de 2%. A agência Moody's colocou a nota de crédito da mineradora em revisão para possível rebaixamento, após a Fitch cortar o rating da empresa na véspera.
Cielo subia, revertendo as perdas da manhã após a maior empresa de meios eletrônicos de pagamentos do país estimar queda de até 30% no lucro líquido em 2019, um dia depois de divulgar queda de 30,6% no lucro do último trimestre de 2018, destaca a agência Reuters.
Na véspera, o índice fechou em queda de 2,29%, aos 95.443 pontos, puxado pelo tombo de 24% das ações da Vale, que registrou perda recorde de R$ 71 bilhões em valor de mercado, em reação do mercado à tragédia em Brumadinho (MG).
Desempenho da Vale
Com o desempenho do momento, a Vale ganha cerca de R$ 6 bilhões em valor de mercado, segundo o Valor Online.
Para Glauco Legat, analista-chefe da Necton, os papéis da Vale passam por um movimento de ajuste nesta sessão, com os investidores aguardando um posicionamento oficial da Vale a respeito dos impactos financeiros do rompimento da barragem em Brumadinho. O posicionamento do governo e eventuais punições à empresa também estão no radar do mercado.
“Há um passivo ainda desconhecido que deve começar a ganhar mais detalhes nos próximos dias”, diz Legat, ponderando, no entanto, que a forte queda de quase 25% na sessão passada pode abrir oportunidade de compra nos papéis, que voltaram ao nível de preço de abril de 2018.
Lucas Carvalho, analista da Toro Investimentos, afirma que o mercado ainda incorpora o noticiário referente ao desastre e segue fazendo cálculos em relação aos impactos nas métricas futuras da Vale. “Mas, depois de uma queda muito expressiva, o mercado vai se ajustando até achar um preço ótimo, é natural que passe por uma correção positiva”, afirmou ao Valor Online.
Nesta manhã, o Ministério Público deflagrou operação com mandados de busca e apreensão para apurar a responsabilidade criminal na tragédia — cinco pessoas foram presas temporariamente, suspeitas de envolvimento em fraude para atestar a segurança da barragem.
Com o desempenho do momento, as ações da Vale acumulam perda de cerca de 22% na semana e de 14% no ano.

BANNER 728X90